quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Candidatos se pautam por pesquisas para evitar "já ganhou" ou usar como estímulo

             Candidata Rosalba Ciarlini: evitando o "já ganhou"

 

A semana começou e está terminando com os candidatos, que disputam o governo do Estado, debruçados sobre os números de pesquisas de institutos diversos, principalmente os três principais adversários: Rosalba Ciarlini - DEM; Iberê Ferreira de Souza - PSB e Carlos Eduardo - PDT.

A primeira delas, registrada no Tribunal Regional Eleitoral foi do Ibope, que pelos dados levantados dá uma vitória da candidata do Democratas logo no primeiro turno.

Na pesquisa, Rosalba li-dera a disputa em todas as regiões do Estado, de acordo com a intenção de voto ma-nifestada pelos eleitores pesquisados. Isso, no entanto, não é o suficiente para a candidata considerar que já pode caminhar como mais tranquilidade.

Mesmo com 48% da preferência do eleitorado, a senadora diz que é preciso ainda trabalhar muito, talvez como uma forma de não deixar os seus partidários entrarem no clima do "já ganhou".

Logo após a divulgação do resultado ela disse que "a sociedade reconhece as nossas ações voltadas para aumentar a geração de emprego e renda no Rio Grande do Norte".

Se a candidata que está na dianteira não quer nem pensar que os números da pesquisa incentivem a criação de um clima de já ganhou, o mesmo acontece com os outros dois contendores que estão em desvantagem.

O governador Iberê Ferreira de Souza, que disputa a reeleição, tem a convicção de que vai para o segundo turno, enquanto que Carlos Eduardo prefere radicalizar ao omitir opinião sobre o resultado da pesquisa do Ibope, deixando entender que não acredita no instituto.

Iberê Ferreira é o segundo colocado com 20% da preferência do eleitorado. Segundo ele, da pesquisa anterior divulgada pelo mesmo Ibope, foi registrado um aumento de 9% para os 20 atuais.

Na sua avaliação, Iberê considerou esse aumento como um estímulo para trabalhar ainda mais e continuar apresentando as suas propostas. "Essa eleição vai ser resolvida no segundo turno e sabemos que vamos ganhar", afirmou.

Com 12% de preferência na intenção de voto, Carlos Eduardo disse que recebia o resultado com respeito, mas manifestou a convicção que essa amostragem não traduz o que é visto nas ruas, nem com os dados que dispõe.

Uma outra pesquisa, feita pelo Instituto Perfil e divulgada na terça feira última, também indica a vitória de Rosalba Ciarlini no primeiro turno. Pelos números da Perfil ela tem 41,47% da preferência do eleitor. Na segunda posição está Iberê Ferreira de Souza, com 21,06% e em terceiro Carlos Eduardo com 12,41 %.

Agora, com a nova fase da campanha iniciada, com os programas no Rádio e na Televisão é esperar pelos novos números que deverão surgir na próxima semana.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário