sexta-feira, 24 de setembro de 2010

TRE confirma 'fim do casamento' entre Rosa-Gari e Jajá

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) proibiu a propaganda casada entre os candidatos Rosalba Ciarlini, José Agripino (ambos do DEM) e Garibaldi Alves Filho (PMDB). O julgamento, que estava em aberto, foi concluído na tarde desta quinta-feira (23), durante a sessão da Corte Eleitoral.

Por cinco votos a um, o TRE decidiu aceitar a representação da coligação Vitória do Povo (PSB-PT-PTB-PPS), que queria separar os três senadores. Nos próximos três programas eleitorais gratuito de rádio e TV e também nas inserções os democratas não poderão mais contar com Garibaldi. Caso a decisão judicial seja descumprida, incidirá multa de R$ 5 mil por cada veiculação indevida.

Na quarta-feira (22), o desembargador Saraiva Sobrinho pediu vistas da matéria e o julgamento foi suspenso com quatro votos a favor da proibição e apenas um contra. Nesta quinta, Sobrinho também votou favorável à coligação Vitória do Povo, que tem o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) como candidato à reeleição, e, portanto, contrário à união dos três senadores.

Prevaleceu a tese de que adversários não podem fazer “doações entre si”. No caso, Garibaldi integra a coligação “Por um RN Melhor” (PMDB-PV-PR), enquanto Rosalba e Agripino fazem parte da coligação “A Força da União” (DEM-PSDB-PMN-PSC-PSL -PTN).

Na interpretação do advogado da campanha de Iberê, Erick Pereira, os senadores também não podem pregar o voto casado na mídia impressa. O advogado acredita que Garibaldi não pode dividir o mesmo palanque com Rosalba e Agripino. “Se ele [Garibaldi] pedir voto, alguém pode filmar e questionar na Justiça”, disse.

Erick Pereira avisou ainda que a coligação Vitória do Povo vai questionar a prestação de contas das campanhas dos senadores. “Vamos questionar. A doação [entre eles] foi irregular”, destacou.

Votaram pela proibição da propaganda casada:

  • Marco Bruno
  • Fábio Holanda
  • Lena Rocha
  • Ricardo Moura
  • Saraiva Sobrinho
Permitiu a continuidade do trio:
  • Aurino Vila

Nenhum comentário:

Postar um comentário